Flor de Sal
Flor de Sal
Flor de Sal é uma loja de produtos naturais que, sobretudo, preza agilidade, qualidade e sabor, e busca sempre levar à mesa do consumidor uma comida saudável e de qualidade. Esse pensamento foi o que direcionou conceitualmente o espaço para que se assemelhasse aos mercados de rua comuns no centro da cidade em tempos passados.
Todas as texturas e materiais escolhidos no projeto são propositalmente simples e rústicos, primeiramente para não competir com as fortes texturas e cores dos produtos expostos, principal foco do ambiente e que são valorizados de forma que se tornem parte da arquitetura.
A fim de recriar a experiência de um comércio de praça, na qual o cliente possui liberdade e espaço para circular em volta de todos os produtos e barracas, o design foi pensado de forma a tanto os materiais, quanto a disposição dos móveis serem escolhidos para reforçar esta ideia.
Como dito anteriormente, os materiais e texturas foram de importância fundamental para o conceito do projeto, o que se percebe facilmente pelo piso em concreto queimado estampado, desenhado a mão em módulos, para ser uma releitura moderna das calçadas públicas de petit-pavé, criando um mosaico exclusivo da marca. Ademais, a idéia foi demarcar a área da barraca central de produtos e referenciar as calçadas externas com seus desenhos de geometria única. Além disso, temos os móveis em tons claros ou neutros de madeira e outros em reaproveitamento de demolição, que não só seguem esta linha para não competir com os produtos, como também para buscar o tom de simplicidade no ambiente e reaproveitamento das antigas banquinhas de feira.
A cor verde também se apresentou como fundamental para a concepção do projeto, não apenas por ser a cor da marca, mas também pela sua ligação intrínseca com a ideia de natural, reforçado ainda mais pela vegetação espelhada no ambiente. A busca pelo natural colaborou para a perda da sensação de um espaço fechado, como pedia o conceito do projeto.
As eletrocalhas verdes que coroam o espaço, mostram o uso não comum de elementos já conhecidos por todos, que cumprem uma função escultural, estética, de abraçar o ambiente e o coroar, não apenas de conduzir a fiação elétrica até as luminárias. Estes elementos devido ao fato de estarem distantes da laje aparente, reforçam mais uma vez a ideia que existe algo além deles, o que faz com que a sensação de espaço fechado seja mais uma pouco dissolvida.
O escritório de arquitetura e design de interiores Givago Ferentz, especialista em executar projetos comerciais de ambientes gastronômicos tem mais de 300 empreendimentos no mercado, todos aclamados pelo público. A característica comum em cada um deles é serem ousados e criativos, sempre levando a sustentabilidade, funcionalidade e inovação nas criações. Cada espaço traz identidade única, que envolve o cliente em todo o processo do projeto.
Venha você também tomar um café conosco, bater um papo sem compromisso com nossos arquitetos e traçar as possibilidades de ambientação e decoração do seu estabelecimento gastronômico.