CAFÉ DO VIAJANTE

Ano: 2016
Local: Curitiba, PR

Café do Viajante arquitetura afetiva no coração de Curitiba

A qualidade do ambiente de uma cafeteria é o que faz com que os clientes queiram permanecer por mais tempo no espaço e aumentar o consumo. Para alcançar essa qualidade, o projeto de arquitetura em cafeteria precisa criar ambientes funcionais que impactem positivamente no bem-estar dos clientes no estabelecimento.

E os projetos do nosso escritório de arquitetura são criados com o objetivo de unir pessoas por meio de laços afetivos. Assim foi concebido o Café do Viajante que une em seu projeto arquitetônico duas paixões: café e viajar.

Localizado no coração do Centro Cívico em Curitiba a antiga casa foi reestruturada de forma que o projeto de arquitetura gastronômica integrasse todos os cômodos existentes. O salão único e ampliado faz a diferença na composição que resulta em um ambiente mais urbano e jovem.  Os elementos estruturais do interior do café são um espetáculo à parte: tijolos de fundição, reboco, blocos de concretos, tubulações elétricas expostas assinando o projeto com originalidade, urbanismo, veracidade e repleto de conceitos arquitetônicos.

A fusão equilibrada entre uma linguagem brutalística mixada com a estética clássica garantem elegância única ao ambiente. Pequeno em tamanho, mas grande em imponência.  O conceito paisagístico é marcado por duas jabuticabeiras que contracenam com arabescos de uma grade de ferro recuperada para o projeto (a peça origina-se de uma cada de 1970). O mobiliário clássico se complementa com peças mais contemporâneas e outras exclusivas em ferro. Na área do bar o projeto arquitetônico gastronômico enfatiza a obra temática em grafite na parede da cafeteria que dialoga com o ladrilho do piso e com os ornamentos portugueses. A iluminação do espaço é mais cênica, iluminando com mais intensidade as áreas das mesas e do atendimento, de forma a criar campos de luz e sombra. As luminárias foram confeccionadas especialmente para o espaço, feitas de lampião. Na parte do bar, uma obra temática de viagem, assinada pelo artista Nuno Skor, ganha destaque ao lado de diversos quadros fotográficos espalhados pelo salão.

Uma das atribuições da arquitetura é transformar ambientes, trazendo toques de personalidade e emoção. Para o arquiteto Givago Ferentz essas obrigações foram transformadas em inspiração e na especialização em um nicho específico. Com mais de 300 projetos comerciais e residenciais, Ferentz é expert na concepção de espaços gastronômicos, todos eles com referências afetivas de seus proprietários.

Sem sombra de dúvidas o projeto da cafeteria Café do Viajante mistura arquitetura brutalista e decoração inspirada em várias partes do mundo. Arquitetura Gastronômica está no DNA do escritório. E mesmo com orçamento mais enxutos épossível desenvolver projetos elaborados focados na experiência de consumo e bem-estar dos clientes. Estamos sempre antenados às mudanças e tendências destacando-se no mercado curitibano e estamos ganhando força no território paulistano. Vamos muito além da estética, verificamos as questões conceituais e administrativas para explorar o máximo do cenário em prol do custo benefício do cliente. Agende um café e descubra tudo que o escritório de Arquitetura Givago Ferentz poderá fazer em prol do seu empreendimento no ramo gastronomia e entretenimento.